"Tudo se discute nesse mundo, menos uma única coisa que não se discute, não se discute a democracia, a democracia está aí, como se fosse uma espécie de santa no altar, de quem já não se espera milagres, mas que está aí como uma referência, uma referência: a democracia. Não se repara que a democracia em que vivemos é uma democracia sequestrada, condicionada, amputada, porque o poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo que não gosta e por outro que talvez venha a gostar. Nada mais. Mas as grandes decisões são tomadas numa outra esfera, e todos sabemos qual é. As grandes organizações financeiras internacionais, o FMI, OMC, Banco Mundial, OCDE, tudo isso, nenhum desses organismos é democrático. Portanto, como é que podemos continuar a falar de democracia, se aqueles que efetivamente governam o mundo, não são eleitos democraticamente pelo povo, quem é que escolhe os representantes dos países nessas organizações, os respectivos povos? Não. Então onde está a democracia?" (José Saramago)
Muito obrigado pelo seu comentário! Fiquei contente em recebê-lo!
ResponderExcluirSeu blog também é muito interessante!
Sou bacharel em Direito, frustrado, mas sou... E o que pode perceber em cinco anos é que no nosso país a teoria (linda; bela de ver, e eficaz no estrangeiro) não tem nada a ver com a prática em nosso país (onde a teoria se torna uma aberração encabeçada pela parte podre de nossa cultura, como a de se dar bem a qualquer custo).
Observei também que quanto mais estudamos Direito, descobrimos que no Brasil nossa legislação é extensa, complexa e direcionada a facilitar a corrupção e garantir a impunidade aos mais poderosos.
S.Rïver
http://saimonrio.blogspot.com
2011